sexta-feira, 18 de março de 2011

Arte no Ponto apresenta: Rafael Schimidt

08 de Abril - Sexta-feira - 21horas
no Ponto de Cultura Arte em Movimento


O jovem violonista Rafael Schimidt está lançando, aos 20 anos de idade, seu primeiro álbum intitulado Antigamente era assim. Com produção independente, o CD contém sete composições próprias e cinco arranjos de músicas de Dilermando Reis, Paulinho Nogueira, dentre outros. Participam do CD músicos de destaque tais como Zé Barbeiro, Alessandro Penezzi, Aleh Ferreira e Luizinho 7 cordas.



Nascido em 1990 em Santo André (SP) e criado em Bragança Paulista (SP), Rafael Schimidt cresceu ouvindo a música caipira de raiz das fazendas do interior paulista. Começou a estudar cavaquinho aos 7 anos de idade por influência do pai, o bandolinista Jairo Alvez Ribeiro. Aperfeiçoou sua arte com o violeiro Neto Stéfani, quando se revelou o talento do então menino prodígio.
Logo depois passou a estudar violão popular e erudito com o violonista Rafael Cardoso (Atibaia-SP). Mais tarde foi aluno de Ronaldo Azeredo no Conservatório Villa-Lobos de São Paulo e de Fernando de La Rua, com quem estudou violão flamenco. Aprimorou sua técnica estudando composição com Paulo Belinatti. Dedicou-se ao estudo do choro tendo aulas com Alessandro Penezzi, e em busca do aperfeiçoamento da sonoridade, estudou também com Douglas Lora.
Em 2007, o violonista foi premiado na categoria intérprete do violão erudito, no concurso nacional do Conservatório Souza Lima, em São Paulo.
No ano de 2008, Rafael Schimidt fez o primeiro show com seu nome, no qual tocou choro ao lado de Luizinho 7 cordas, em Bragança Paulista. Desde então, Rafael não parou mais. Vem fazendo shows em parceria com renomados músicos (violonistas de 7 cordas, como o próprio Luizinho, Zé Barbeiro e outros) e se dedicando às suas composições.

(Fonte: site do artista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário